Memória

O dono da noite em Rio Preto. Memórias do programa “O dono da noite” de Roberto Souza. São José do Rio Preto.

Roberto Souza foi um radialista rio-pretense que manteve um programa por 42 anos ininterruptos nas rádios da cidade. Nasceu em Januária-MG em 05/10/ 1934 [1] e faleceu em 13/12/2002, trabalha em rádios desde os 17 anos, em São José do Rio Preto trabalhou em quase todas as emissoras AM da cidade. 

Roberto Sousa, por volta do ano 2000, reclamava da falta de interesse pela rádio AM que tem uma grande abrangência e uma comunicação mais próxima com o público.
Um programa no estilo comunicativo onde os “audiovintes” ligavam e pediam a música desejada. Taxistas, trabalhadores noturnos e aqueles que tinham insônia,como meu pai, escutavam-no toda noite.
Pelos idos anos de 1980, meu pai com um rádio velho em cima do guarda-comida (rádio que só pegava AM), escutava o programa enquanto eu com muito sono já estava na cama para dormir. Às vezes escutava meu pai dando um tapa no rádio para que funcionasse. E acabava adormecendo com o som de    Bert Kaempfert: Skokyian, música de fundo de toda programação.
Programas como esse estão sumindo. Ao que tudo indica o público não se interessa mais pelo estilo. As tecnologias como intenet satisfaz a insônia de muita gente. Acho que não há mais donos da noite.
Ficou na memória apenas o fundo musical. Falta a batida no rádio.
Acompanhem comigo.


Referências:

COELHO NETO, Aristides. Rio Preto na rota dos Asteróides. São José do Rio Preto: Editora Rio-pretense, 2000. pp. 69-70.

Rio Preto em Foco.

Deixe um comentário