Memória

Adelino Primo Malagoli, últimas lembranças.

O Adelino Malagoli, como era conhecido, foi um pintor de letreiros e artista plástico rio-pretense. Nasceu em Araraquara em 11/02/1925 e faleceu em São José do Rio Preto em 21/04/1989. Foi um dos fundadores e conselheiro da ARBA (Associação Rio-pretense de Belas Artes).

Compartilhei com o Adelino alguns momentos do início de minha profissão como pintor de letreiros. O Adelino lá pelos finais dos anos 80 trabalhava com seu irmão, Cláudio Malagoli, no Atelier Malagoli, ali na Saldanha Marinho. Eu, um jovem de 16 anos, passava por ali de vez em quando na tentativa de pegar alguma empreita que o seu Cláudio, dono do atelier, pudesse me repassar.

Como meu pai, Olavo de Freitas, já era conhecido antigo daqueles artistas e havia trabalhado muito com eles,  eu tentava usar esse conhecimento para “pegar” algum  serviço. Na minha visão, o seu Cláudio era mais sério, difícil tirar alguma informação. E eu, que estava começando, estava ávido para aprender tudo com todos. O Adelino parecia mais paciente, conversava mais. Acho que tinha mais paciência comigo.

A última lembrança que tenho dele foi de uma manhã que passei no atelier com meu pai para rever o pessoal, o velho artista estava colocando preços em uns pequenos quadrinhos abstratos feito em duratex. Conversamos um pouco… relatamos da paradeira do mercado. Despedi-me e fui para a oficina de pintura do Élio, ali na Delegado Pinto de Toledo.

Hoje, justamente, empresta seu nome a uma rua do Jardim Gabriela.